sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A MESMA MÃO QUE ACARICIA - Crítica aos "crimes passionais"

Aqui expresso minha indignação perante a esse ato brutal de extrema ignorância e covardia, essa doença tão grave que espalha horror onde deveria haver amor.


Minha experiência: Eu presenciei cenas de agressão física e verbal por parte do próprio ex-padrasto à minha mãe. Eu sei como é terrível essa insanidade patológica chamada Ciúmes Possessivo.
Há alguns anos, minha mãe iniciou um relacionamento sério com um homem. Eles nunca se casaram, mas morávamos juntos e dividíamos despezas. No início, minha mãe pensou que ele era um homem bom (e maduro, já que tinha mais de 60 anos). Mas a capa do livro logo foi se rasgando, e a carcaça daquele homem foi se mostrando. Em pouco tempo ele foi demonstrando sua possessividade e seu ciúmes demasiado. Algum tempo mais tarde começou com as indiretas, depois as ameaças, depois as agressões. Essa situação foi se extendendo. Em casa estávamos completamente separados. Eu cheguei a discutir com ele várias vezes, e certa vez cheguei a me envolver numa luta contra ele, defendendo minha mãe e meu cachorro, que também havia sido agredido. Não sei o que há na minha mãe, mas ela nunca fez um boletim de ocorrência sequer.
Amanhã, dia 14/08/10, minha mãe vai se casar, finalmente com o cara certo. Um homem bom, honesto e agradável. Mas recentemente aquele homem fez ligações e mandou emails com ameaças, e dizendo a minha mãe que "enquanto ela viver, não terá sussego". Deixo claro aqui que seria capaz de tudo para defender a minha mãe e minha família.

Causas: O ciúmes é um sentimento natural do ser humano. Ao longo de nossa evolução, o ciúmes surgiu como um mecanismo de união dos casais, de maneira a assegurar a perpetuação dos genes do indivíduo. A violência também era empregada como uma "punição" à traição.
Mas as causas não são apenas evolutivas; são, principalmente, psicológicas. Em excesso, o ciúmes se torna um problema. Nesse tipo de paranoia, a pessoa está convencida, sem motivo justo ou evidente, da infidelidade do parceiro e passa a procurar “evidências” da traição. Nas formas mais exacerbadas, o ciumento passa a exigir do outro coisas que limitam a liberdade deste.
Às vezes sentimentos de ciúme podem ficar desproporcionais. Por exemplo, quando um homem provoca uma cena embaraçosa numa festa porque sua mulher aceita um convite para dançar com um velho amigo ou quando uma mulher é tomada de ciúmes excessivos pelo fato de o marido ter uma mulher como chefe no trabalho. Este tipo de reação pode afetar gravemente uma relação, levando o outro parceiro a sentir-se constantemente pisando em ovos para evitar uma crise de ciúme. O parceiro ciumento, muitas vezes ciente de seu problema, oscila entre sentimentos de culpa e auto-justificação.

O CIÚMES PATOLÓGICO:

O ciúme patológico é visto pela psiquiatria como uma espécie de paranóia (distúrbio mental caracterizado por delírios de perseguição e pelo temor imaginário de a pessoa estar sendo vítima de conspiração). Para o ciumento, a fronteira entre imaginação, fantasia, crença e certeza se torna vaga e imprecisa, as dúvidas podem se transformar em ideias supervalorizadas ou delirantes.

Quem sente ciúme a esse nível tem a compulsão de verificar constantemente as suas dúvidas, a ponto de se dedicar exclusivamente a invadir a privacidade e tolher a liberdade do parceiro: abre correspondências, bisbilhota o computador, ouve telefonemas, examina bolsos, chega a seguir o parceiro ou contrata alguém para fazê-lo. Toda essa tentativa de aliviar sentimentos, além de reconhecidamente ridícula até pelo próprio ciumento, não ameniza o mal estar da dúvida, até o intensifica.
A pessoa ciumenta apresenta na sua personalidade um traço marcante de timidez e sentimentos de insegurança, problemas que costumam ter raízes na infância . Nesse caso, o tratamento passa por aplicação de técnicas de psicoterapia para melhorar a confiança do paciente em si mesmo. O processo deve envolver sua família pois o apoio no lar é imprescindível nesses casos. Reduzido o sentimento de insegurança, é esperado que diminua a aflição do ciúme. Só quem confia em si mesmo pode confiar em outros, de modo que parece lógico começar o tratamento pelo fortalecimento da autoconfiança.
Não menos importante é atacar os sintomas físicos que o ciúme patológico provoca. O desequilíbrio no sistema nervoso aumenta o nível de adrenalina, interfere na dinâmica dos neurotransmissores e está na origem de muitas doenças psicossomáticas. Por isso, é fundamental apurar as causas desses sintomas e gastar a energia negativa em atividades como os exercícios físicos, meditação e trabalho que traga gratificação.

...


Assassinato Passional [trecho]



Que amor é esse que pinga sangue em gotas pálidas?
Que jorra terror
Que destroça a face amada numa feição de dor
Que se desmancha em lágrimas ácidas?

Como é possível cruelmente esfacelar
Nas mãos a mesma flor que tu amas
Como se fosse o amor pétala caída?
Que sorte pode-se tirar?




(...)

SILVA, Israel. Pensassonhos. Página 77. Todos os direitos reservados.


"Ciúme" : Fonte - http://pt.wikipedia.org/wiki/Ci%C3%BAme (Acesso em 13/08/2010)

Um comentário:

  1. Falando do desagradavel cesar, não perca tempo falando de virus, isso não vai ajudar, vocês precisão de um antiviral!

    ResponderExcluir