sábado, 2 de abril de 2011

Chega de calmantes.



É possível diferenciar "ser feliz" de "estar feliz", já que "ser" representa constância, enquanto "estar" é momentâneo. Uma pessoa feliz sabe lidar com seus maus momentos,, sabe viver de maneira plena e sábia, e permanece autêntica com os amigos. Mas parece que, hoje em dia, há uma ditadura que prega o volátil e momentâneo ato de suprir os prazeres e esquecer as dores, sem eliminá-las nas raízes.
A ditadura da felicidade que vemos hoje em dia pode ser assim descrita. Suas vítimas acabam não vendo a si mesmas, tampouco o mundo que as cerca. Transferem suas dores e expectativas para coisas evanescentes (entretenimento degradante, baladas, moda etc.), e procuram fugir à todo custo de qualquer mínimo incômodo, desde pensar até chorar.
Com isso, o esforço e o autoconhecimento (processos fortalecedores e construtivos do Eu) acabam desvalorizados, e a capacidade psicoemotiva das pessoas atrofia, gerando conformismo generalisado, sedentarismo psicológico, alienação.
Se as pessoas quiserem livrar-se desse mal (o que exige, para começar, conscientização), elas devem parar de fugir de qualquer incômodo, e recorrer à reflexão ao invés de antidepressivos, como nos propõe o psiquiatra Augusto Cury, com seu método de "mesa redonda do eu".
Como também escreve o poeta Ferreira Gullar, "a vida só consome / o que alimenta", ou seja, para "consumirmos" a dor, precisamos identificar suas causas (alimentá-la), e encontrar em nós mesmos a solução (consumí-la). Esta sabedoria é também presente no pensamento de Epicuro.
Quando desistirmos de buscar a felicidade em coisas vãs, que só nos ofereceriam momentos tênues de sorrisos, a felicidade então será uma constante, e virá a Ser.

- Gosta do tema? Recomendo os seguintes artigos:

http://pensassonhos.blogspot.com/2010/07/onde-encontrar-felicidade.html
http://pensassonhos.blogspot.com/2011/02/arquitetura-da-felicidade.html


Fontes Bibliográficas:

Cury, Augusto. Nunca Desista dos seus sonhos. Rio de Janeiro. Sextante, 2004.
Philosophy, a guide to hapiness. Episódio: Epicurus on Hapiness. Documentário.



Nenhum comentário:

Postar um comentário