sábado, 19 de fevereiro de 2011

A Arquitetura da Felicidade

Podemos observar que, em nossa sociedade, praticamente todos procuram construir a felicidade nos terrenos de suas vidas. Parece, entretanto, que a engenharia da felicidade é, para muitos, a ciência mais difícil, não só pela subjetividade do tema, como também pela distorção do conceito, promovida em grandes escalas por corporações e poderosos, armados de suas britadeiras e outros instrumentos de alienação em massa.
A felicidade é um belo edifício, e seu interior é confortável e prazeroso, causando bem-estar. Epicuro era um filósifo grego, não arquiteto. Mas ele nos diz que os principais alicerces da felicidade são as amizades verdadeiras, a liberdade e uma vida autoanalizada. No topo deste edifício, deveria haver a saúde e os prazeres, e o zelador, deveria estar dotado de bom senso e objetivos bem estruturados. Um shopping, segundo Epicuro, seria a completa antítese ou distorção dos conceitos pilares da felicidade.
O problema é que, agora, estes pilares estão em ruínas: as amizades são falsas e superficiais, e há uma epidemia de individualismo; a liberdade do pensamento, a mais fundamental, está em decadência, vista a alienação geral da sociedade, que produz indivíduos ignorantes, incapazes de refletirem sobre a vida.
Portanto, para que as pessoas deixem de ser mão-de-obra barata e passem a ser engenheiros e arquitetos de uma vida feliz, devem aprender a se libertarem dessa cegueira coletiva, para então desenharem bem as bases de um bom futuro, que se sustente em seus alicerces sorridentes.

De Israel Silva.

3 comentários:

  1. Benita
    Que lindo, sobrinho...verdadeiro e objetivo, mas...ainda espero uma crônica com tema mais leve, o que vc acha?

    Bjux e orgulho, sempre!

    ResponderExcluir
  2. tem um autor que trata muito bem disso, Amartya Kumar Sen, em "Desenvolvimento como liberdade", tem uma pegada econômica e humanista... é um autor indiano que usa da retórica individualista para pensar o indivíduo compromissado com o social. Bem interessante... responde a algumas inquietudes. Abçs,

    ResponderExcluir
  3. Obrigado tia, rsrs.
    Vou pesquisar o autor.

    ResponderExcluir