16 de Junho, 2010: Prólogo
Sobre o blog:
Pensassonhos é um blog criado para ser minha principal plataforma de expressão virtual. Nele, o leitor encontrará muita poesia, bem como prosas e outros gêneros textuais. Quem liga para os gêneros textuais... O negócio aqui é simples: abordar filosófica e artisticamente qualquer tipo de matéria ou energia, com uma visão multifocal e sistêmica, mas dando ênfase aos acontecimentos da minha própria vida, da sociedade e da vida como um todo.
Também me dou a ousadia de fazer críticas de livros, peças teatrais, filmes etc. Em breve também postarei aqui algumas entrevistas. Aguarde...
Sobre o autor:
Eu, Israel Silva, nasci em São Paulo, em 1993. Sou estudante e escrevo desde os oito anos de idade. Recentemente, no entanto, resolvi levar a sério o hábito da escrita, e não tê-lo mais como um simples hobbie. Já obtive conquistas! Em outubro de 2010, ganhei meu primeiro concurso de redação, e com isso ganhei também bolsas de estudo e uma coluna só minha no Jornal de Terra Preta, que vai entrar em circulação a partir de 2011. Tenho também participado de saraus e projetos culturais. Atualmente trabalho num livro intitulado "Pensassonhos", daí o nome do blog, e pretendo lançá-lo também em 2011.
Sou tecladista e compositor amador também. Em geral, gosto de artes de todos os tipos, filosofia, ciências humanas e cosmologia. Apesar de tudo isso, rexala... eu não sou um ET (eu acho). Bom, isso é até mais do que você precisa saber, leitor amado. Fui!! Valeu.
Follow me on tuíster >> twitter.com/israel_as
17 de Junho, 2010: Você está disposto à assumir os riscos da ética?
Sócrates admitiu que poderia ter evitado sua condenação (beber o veneno chamado cicuta) se tivesse desistido da vida justa. Mesmo depois de sua condenação, ele poderia ter evitado sua morte se tivesse escapado com a ajuda de amigos. A razão para sua cooperação com a justiça da pólis e com seus próprios valores mostra uma valiosa faceta de sua filosofia" (...)
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%B3crates
Agir com #ética e moral pode ser perigoso, chega à dar adrenalina. Mas é como um esporte radical: ESTOU DISPOSTO À ENFRENTAR O RISCO. - Israel A. Silva. Fonte: http://twitter.com/israel_as
21 de Junho, 2010: Insônia - Pensamentos Submersos (Versão Atual)
Nadam em minha mente fervilhando...
Dentro de mim se debatem horrores violentos
E voam insetos ziguezagueando.
Nesse meu interespaço vazio
Só existem insistem galáxias e agulhas...
Nadam pensamentos submersos em sono,
Pensam lentos providos de brânquias...
SILVA, Israel. Pensassonhos, pg. 10. São Paulo, 2010. Todos os Direitos reservados.
14 de Julho, 2010: Onde encontrar a felicidade?
Algumas frases de Epicuro
“Só há um caminho para a felicidade. Não nos preocuparmos com coisas que ultrapassam o poder da nossa vontade.”
“Nada é bastante ao homem para quem tudo é demasiado pouco.”
“Aquele que melhor goza a riqueza é aquele que menos necessidade dela tem.”
“Queres ser rico? Pois não te preocupes em aumentar os teus bens, mas sim em diminuir a tua cobiça.”
“É estupidez pedir aos deuses aquilo que se pode conseguir sozinho.”
“O prazer não é um mal em si; mas certos prazeres trazem mais dor do que felicidade.”
“Se queres a verdadeira liberdade, deves fazer-te servo da filosofia.”
13 de Agosto, 2010: A mesma mão que acaricia: Crítica aos crimes passionais (Versão Atual, adaptada)
Assassinato Passional
Que amor é esse que pinga sangue em gotas pálidas?
Que jorra terror
Que destroça a face amada numa feição de dor
Que se desmancha em lágrimas ácidas?
Como é possível cruelmente esfacelar
Nas mãos a mesma flor que tu amas
Como se fosse o amor pétala caída?
Que sorte pode-se tirar?
(...)
SILVA, Israel. Pensassonhos. Pg. 77. São Paulo, 2010. Todos os direitos reservados.
11 de dezembro, 2010: Sonata dos Textos Póstumos (em memória de uma paixão qualquer)
1 - Depoimento.
Você é tão pequena e seu coração é tão grande... E eu, que me achava forte, me perdi em incertezas e contradições. Culpa do teu sorriso manso. E agora vejo brotar um mundo de sentimentos cujos quais não tenho controle. Preparo escudos para te proteger das flechas desse mundo. Fecho minhas asas para que as dificuldades não invadam nossa escuridão perfeita.
O tempo vai dizer. Até lá, veremos as flores se destacarem nos escombros.
Até lá,
Te Amo."
2 - Efêmero.
Agora acabou. Deus, ou qualquer coisa poderosa nesta vida, arrancou de nós esta paixão, esta erva daninha. Não tenho muito a dizer, estou ferido. Só isso.
3 - Olhando pra trás.
Pensando bem... Estávamos previstos ao abismo: havia um abismo entre nós. Culpado eu que ignorei os presságios do erro. A paixão surgiu certa na hora errada. Esperávamos um tapete vermelho, mas não sabíamos: nosso caminho escondia serpentes, nossa peçonha era insuficiente.
Fazer o quê? Não há antídoto. Não há.
19 de dezembro, 2010: Depoimento para cortar os pulsos.
Saí do teatro calado, em transe, perdido, com os pulsos cortados. Feliz ao extremo, ainda que não houvesse mais chão para caminhar. Voltei pra casa de minha avó, lembrando-me do amor. O amor foi o foco dos meus pensassonhos durante toda a noite. No dia seguinte, domingo, voltei pra casa em Mairiporã. Estou até agora perdido em pensassonhos, em inspiração, em felicidade, em saudade, em tudo e em nada.
E um agradecimento à você, leitor amado, que deve se perguntar: Vale a pena amar? O que vale a pena nesta vida?
"Razão e Emoção são forças equivalentes e igualmente opostas; o equilíbrio entre ambas causa um equilíbrio cruelmente sadio entre tempestade e bonança. Ironia." - Israel Silva.
"Razão, de que me serve teu socorro? / Mandas-me não amar, eu ardo, eu amo; / Dizes-me que sossegue, eu peno, eu morro." - Bocage.
Feliz 2011!!
Sou sua fã, cara!
ResponderExcluirrsrsrs Sou seu fã, "mina"!
ResponderExcluir