domingo, 29 de maio de 2011

Pensassonhos, o Lançamento





Quem?

Israel Araujo da Silva é paulistano de 1993. É estudante, ativista, poeta, escritor, compositor, aprendiz das artes e da filosofia. É jovem, como tudo que há de novo num mundo tão rápido e prematuro. De sua juventude nasce a dúvida, a incerteza, o frenesi do pensamento e das aspirações futuras. De sua história de vida nasce a dor, o descontentamento para com o mundo como ele está, a força revolutiva de quem viu de perto a opressão do crime e da pobreza. Proveniente de família humilde, sua história é repleta de acidentes. "Lembro das enchentes que levavam barracos, da água-barro que sepultava a pobreza daquele lugar. A cocaína das bocas de tráfico dissolvia-se na chuva. Os móveis flutuvam...", diz ele, lembrando-se de um período sinistro de sua vida. Sempre curioso, começou a demonstrar seu talento aos oito anos de idade, devido à um "protoamor", como ele mesmo afirma. "Entre as brigas com minha avó, eu pensava numa garotinha. Escrevia", diz. Mas por muito tempo não levou à sério a atividade, até que completou 16 anos de idade, quando decidiu levar à cabo o projeto de seu primeiro livro, intitulado Pensassonhos. O livro, segundo o autor, é marcado de "uma incerteza instigante, a própria condição adolescente, uma busca didática para a compreensão de temas como o amor, a condição humana, a violência, a memória, o tempo, o vazio, a guerra..." e tantos outros. O autor não só desfruta de uma pluralidade temática / técnica / textual. De fato, o desejo do jovem é ser multifacetado como o multiverso, extender seus horizontes além das fronteiras, das especializações. "Sei o que quero", diz ele, "vou estudar filosofia e pretendo ser um multiartista pensador". Assim segue Israel Silva, inseparável de sua adolescência, trabalhando em outras obras. "Estou trabalhando em outro livro, Extramundo, que apresentará uma poesia muito mais experimentalista e madura; também estou trabalhando em composições para meu primeiro CD demo, e tenho outros projetos em fotografia, teatro, artes plásticas e projetos filosóficos. Acho que não devo ser rotulado ainda: pretendo ser amplo, pretendo surpreender muito em breve."

Uma nova revelação literária

Novo na cena das artes, o jovem considera-se um "náufrago de primeiro mar" experimental. Deste jovem nasce uma poesia sistêmica, livre, sem barreiras temporais ou textuais, um fluxo de pensamento e de sonho que experimenta o romântico e o contemporâneo. Em textos transmodernos, mostra-se a vida como uma constante experimentação em busca de alguma verdade, passeando com as palavras entre temas diversos, desde o amor, a arte e o tempo, até a liberdade, a alienação da sociedade, a corrupção do ser humano. Tudo isto está imerso numa estética propositalmente jovem e ingênua, tornando a sua poesia humanista num instrumento didático.

Um comentário:

  1. Que satisfação poder encontrar um artista multifacetado assim como eu, para co-criarmos nesse belo cenário que é a existência!

    Gratidão por entrar em meu www.organikamente.blogspot.com... seja sempre bem-vindo!

    Boa sorte e sucesso em seu caminho!

    Louise Prates

    ResponderExcluir